Check-list para viagens pra fora do País

– Passagens – check-in

– Ver validade do Passaporte, preferencialmente com validade maior que 6 meses da data atual. Veja se está assinado e se na última página os campos de endereço e contato no caso de emergência estão atualizados.

– Para entrar em alguns países, é necessários visto, como é o caso dos Estados Unidos,  Canadá, Austrália, China, Japão e outros. E veja as conexões de seus voos, pois se for preciso fazer conexão em algum país que exija o visto, você terá que providencia-lo.

– Tirar 02 cópias autenticadas das páginas de identificação do seu passaporte e da sua carteira de identidade, sendo 01 jogo para deixar com algum familiar no Brasil e outro para levar na bagagem, em local diferente de onde vai levar os originais e deixar uma cópia escaneada no seu próprio email.

– Providenciar uma pasta para organizar e guardar os documentos que precisa levar na viagem.

– Confirmar as reserva de hotéis e mantê-las em local de fácil acesso, caso a imigração peça. Ou tenha a carta convite, caso vá ficar hospedado em casa de conhecidos.

– Fazer seguro saúde que inclua, além de assistência médica que é o básico, monitoramento médico, remoção e repatriação.

– Levar remédio pra dor, febre e estômago e outro, caso tome regularmente. Preferencialmente levar a receita médica.

– Levar um adaptador universal para tomadas.

– Deixar o roteiro dos locais onde vai estar, com um familiar.

– Conferir o tempo no local de destino para levar roupa apropriada.

– Solicitar desbloqueio do cartão de crédito para os países visitados.

– Manter um foto da frente dos cartões escaneadas no seu e-mail, para facilitar o bloqueio no caso de roubo.

– Levar o número no exterior do cartão de crédito, caso aconteça algum inconveniente.

– Levar o endereço e o número do Consulado Brasileiro no local de destino.

– Ao fazer a mala, lembrar de não levar na bolsa de mão cremes ou líquidos com mais de 100 ml e material cortante ou inflamável para evitar aborrecimentos no aeroporto.

– Veja com a companhia aérea do seu bilhete de vôo, qual o limite de peso da bagagem que pode levar, para evitar taxas adicionais. Normalmente é uma mala com no máximo 32 Kg para cada passageiro.

– Caso tenha planos de locar um carro, levar a sua CNH brasileira e a carteira internacional emitida pelo DETRAN com validade no exterior e não esqueça de levar mapas do local que vai rodar ou aplicativo que funcione sem internet ou GPS, caso o carro locado não venha com GPS.

– Veja qual a moeda do País que vai visitar e leve a quantia definida em mais de um local, parte na bolsa, parte numa doleira anexa ao corpo, por exemplo.

– Tem a opção de levar pouco dinheiro e adquirir um cartão de débito pré-carregado com a moeda local e/ou usar, também, o cartão de crédito. Em ambos os casos terá a incidência do IOF, que é 6,38% sobre cada gasto. No caso de saque em espécie, o cartão recarregável cobra uma taxa e o cartão de crédito cobra juros bem alto sobre o valor sacado.

– Veja no site da embaixada do local a visitar qual vacina é necessária tomar antes da viagem, e leve consigo sua carteira de vacinação. Deixe uma cópia da carteira de vacinação junto com as cópias extras dos outros documentos.

– Ligar para a operadora de seu celular antes de viajar para habilitar o uso do aparelho em outro País e já se informe sobre os planos oferecidos e as tarifas cobradas para SMS, internet 3 e 4G e ligações efetuadas e recebidas. A compra de um chip local via internet antes da viagem ou assim que chegar ao seu destino é uma opção que pode deixar este gasto bem mais em conta.

Se você tiver mais algum item que deva checar antes da viagem, me fale, podemos juntos enriquecer este material.

 

Anúncios