Braga, Guimarães

Braga

Retornamos a Portugal pelo mesmo caminho, mas agora em direção à Braga, com destino à Guimarães.

Braga é a cidade mais antiga de Portugal, fundada em 16 a. C. era chamada de Bracara Augusta e pertencia à Antiga Roma. Apesar disto é chamada de “A Cidade da Juventude” e em 2012 foi considerada a cidade que possui mais pessoas jovens da Europa. A cidade cresceu, mas manteve uma atmosfera encantadora de cidade do interior. A cidade possui um rico patrimônio histórico, mas o Jardim Santa Bárbara e o Santuário Bom Jesus do Monte é de cair o queixo.

Catedral Sé, a Catedral mais antiga de Portugal, construída nos idos anos 1070, em vários estilos, onde estão enterrados os pais de Afonso I, o primeiro rei de Portugal. Na Capela dos Reis que fica nos claustros, ficam o túmulo dos fundadores da igreja Henrique de Borgonha e sua esposa, dona Teresa.

Antigo Paço Episcopal construção do Sec. XIV destruída no século por um incêndio no Sec. XVIII, fica ao lado do lindo Jardim de Santa Bárbara.

Café à Brasileira, onde almoçamos uma salada., ponto de encontro de intelectuais. Se for de carro, pode estacioná-lo no Parking subterrâneo da Praça da República, bem ao lado do café. A praça e a rua do Souto, tem um jardim belíssimo jardim.

Monastério de Bom Jesus do Monte, é um santuário de peregrinação, formado por várias capelas que simbolizam a Via Crucis, uma escadaria caiada de branco que representa a jornada espiritual, fontes simbolizando a purificação do corpo e do espírito, a Igreja de Bom Jesus, com 8 estátuas que lembram as pessoas que condenaram Jesus, 2 hotéis, cafés e um lago escondido. Lugar que deve fazer parte de qualquer roteiro que inclua a região.

Guimarães

Ao chegarmos ao centro histórico de Guimarães, nos deparamos com uma cidade medieval muito bem conservada, com origens no século X. Dizem que Portugal nasceu ali. Os barzinhos ao redor do Largo da Oliveira funcionam nas seculares casas alpendradas, servem sangria, cerveja gelada e petiscos típicos… Enquanto o sino da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que fica em frente ao Padrão do Salado, chama os cristão para uma oração.

Há alguns metros dali, o Paço dos Duques nos remete à Era Medieval. O local é de uma beleza singular. O majestoso palácio foi residência de D Afonso, Duque de Bragança e sua esposa Constança de Noronha e possui uma arquitetura incrivelmente bela e imponente. As suas 36 torres ou chaminés se contrastam contra o céu da Colina Sagrada.

Castelo de Guimarães, construído na parte mais alta da colina para proteção do mosteiro e da pequena Vila no Sec. X. As suas muralhas defenderam a vila e seus reis das forças inimigas durante séculos. Hoje é o número um das Sete Maravilhas de Portugal.

Capela de São Miguel, construção do Sec. XIII sem nenhum adorno, onde foi batizado o primeiro rei de PortugalD. Afonso Henriques.

 

 

Anúncios